quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Milena Funari disse...

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2Co 3:18

Este versículo nos ensina algumas preciosidades, se entendermos as verdades nele contidas, descobriremos o que é uma vida reta diante de Deus. Integridade nos tempos de hoje tornou-se algo para pessoas fracas, que não entendem de leis ou que simplesmente preferem ser “boas o tempo inteiro”. Quando posso me sair bem, de forma inadequada, por que razão, motivo ou circunstância usar de bom senso? Se existem esconderijos onde eu penso que ninguém me encontrará, é preferível continuar escondido. Com meus velhos pecados que já fazem de mim...
Máscaras isto sim define nossa realidade hoje. Pessoas que escolheram viver suas doces mentiras, só para não assumirem seus erros, suas fragilidades. Já vivem tanto tempo assim que nem sabem quando estão encenando ou vivendo a realidade.
Nós que fomos chamados para um Evangelho onde a verdade é o cerne, temos que ser diferentes, precisamos ser DIFERENTES! Sabemos que não precisamos nos esconder por trás de uma religião inconsistente, de conceitos que aprendemos a vida toda, mas que no fundo nunca saciaram nossa sede interior.
Deus é a VERDADE. A verdade nos liberta dos jugos, das mentiras, das máscaras! “Quando, porém, alguns deles se converter ao Senhor, o véu lhe é tirado”. Quando nos convertemos o que nos tirava a visão cai por terra, somos libertos, mediante a atuação do Espírito em nós, que nos traz liberdade, pois onde Ele está há liberdade, não há ferrolhos, nem portas de bronze que resistam Sua Presença poderosa.

[Mas todos nós]
Este convite é feito a todos que estão dispostos a abandonar sua vã maneira de viver, que estão dispostos a ter uma vida transparente diante de Deus, independente das situações vividas, transparência não significa ser “santo”, mas sim ser alguém que entende sua total dependência, que por mais que peque, reconheça que tem um Deus misericordioso, e que a verdade sempre é o melhor caminho.

[com rosto descoberto]
Diante da Presença de Deus, somo literalmente desmascarados, fica nítido quem nós somos, as nossas verdadeiras motivações, somos expostos a uma luz da qual não estamos acostumados, eis o motivo porque muitas pessoas abandonam o Evangelho, a sã doutrina as expõem e revelam o que elas guardam dentro de si. Não raro vemos hoje pessoas cheias de sensualidade, fúteis, em busca de algo que nem elas mesmas sabem o que é. Quem sabe tudo o que querem seja um pouco de PAZ.
Temos muito a ganhar quando abrimos mão destas máscaras, desfrutarmos não de uma opressão que nos leva a dor, mas de um AMOR que nos leva além das nossas expectativas, que excede o nosso entendimento. Com Cristo temos uma vida em abundância, não uma vida determinada pela mídia. Então ranquemos de nosso rostos as máscaras, os véus, tiremos as capas...E deixemos que o Senhor cuide de nós. Em Suas mãos estaremos seguros.


[refletindo como um espelho a glória do Senhor]

A função de um espelho é simples, ele reflete a nossa imagem, de modo que nos enxerguemos. Conseguimos ver nossos defeitos, o que precisamos melhorar na aparência, vemos se estamos agradáveis, bem apresentáveis, caso não alguns optam por algo que os ajude: maquiagens, cores, qualquer coisa que ocultem de alguma forma a visão da realidade. Como é possível refletirmos como espelho a glória do Senhor?
Primeiramente um espelho para ser útil precisa estar limpo, para que não haja nenhuma sombra de dúvida naquilo que está sendo refletido. Para refletirmos a glória do Senhor precisa haver pureza, limpeza, purificação. Nossa alma seria o espelho refletor, e só o Pai por sua infinita graça poderá nos limpar, somos totalmente dependentes dEle, precisamos que Ele nos limpe, só assim refletiremos Sua glória tão pura e imaculada. Diferente de um espelho comum, diante do Pai, não precisamos de maquiagem, o que mais importa aqui é o reconhecimento das nossas deficiências, pois quando somos confrontados por elas, vemos a necessidade de MUDANÇA.

[somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor]

“Somos transformados”, chegamos ao ponto chave. A transformação. O texto não diz “somos modificado geneticamente por Deus”, nem “alterados em nossa personalidade”. De modo algum, Ele não requer de nós que sejamos outra pessoa, que sejamos igual ao “pregador fulano de tal”, isto vai contra a essência de Deus, Ele nos aceitou desde o princípio, não mediante as nossas obras, nem por nossos dons, mas por simplesmente nos amar. O Amor aceita, o Amor perdoa: Ele nos aceita como somos, mas não nos deixa como estamos, isto é o reflexo de Deus em nós. Quando recebemos estes reflexos de vida,  é impossível continuarmos da mesma maneira, quando estamos perto de Deus, há uma sede de mudança e de novidade de vida. Ninguém resiste sua voz, ao seu toque. No final de todo processo seremos a mesma pessoa, porém com um diferencial. Teremos a glória do Pai refletida em nós, seremos constrangidos a não pecar.
Deixemos por amor a Ele, todo embaraço, tudo o que hoje parece essencial para nós. Quebremos tabus da religiosidade, tradições, rituais que nos enchem por um instante e depois de algum tempo nos remetem às velhas dores e à solidão. E sim seremos espelhos que refletem a GLÓRIA do Senhor nosso Deus. Onde não há RENÚNCIA, temo que nunca haverá TRANSFORMAÇÃO.

Um comentário: